As flores respondem ao amor

1

Um belo exemplo para perceber a relação entre a  vida e o amor, é o comportamento das plantas, em especial o das flores. Quanto mais cuidado e atenção uma planta recebe, mais ela responde a este afeto nos presenteando com o desabrochar da perfeição das formas, da beleza e da cor.

Amor significa em grego “a grande sabedoria” e dele não só as plantas precisam receber com abundância, os seres humanos  também aperfeiçoam-se com as infinitas maneiras de amar.

Esta orquídea da foto é a prova. Vive no apartamento de Lucia Fernandes Stall em Florianópolis.  O vaso estava esquecido num canto e a planta já apresentava as folhas bem amareladas. A falta de viço era tal que Vilson, marido de Lucia, sugeriu que o vaso fosse jogado fora. Persistente, Lucia decidiu tentar mais um pouco e lutar pela recuperação da orquídea, dedicando-lhe uma atenção especial, inclusive, com conversas carinhosas todos os dias.

Para sua surpresa, num belo dia, Lucia olha para o vaso e encontra uma orquídea amarela, exuberante!

Lindas histórias poderei escrever, poemas sem fim, muitos e muitos exemplos de como as plantas reagem aos nossos afetos diários. Geralda Nadyr Carniel, terapeuta naturista que tem chácara em Piraquara, todos os anos brinda aos amigos que a visitam, com suas maravilhosas dálias que dão em quantidade, enfeitando seu jardim de um vermelho, rubro.

Minhas pequenas e singelas flores cultivadas na tímida sacada de um apartamento também são exemplos de oferenda em resposta ao amor. Atualmente tenho uma muda de malva que decidiu florescer num pequeno vaso. Uma discreta e minúscula orquídea está toda em flor.

O leitor que gosta de plantas e luta pela preservação da natureza, sabe que os seres vivos deste planeta têm conexão com o amor, nas suas diversas e infinitas manifestações. As flores respondem ao amor, sim,  assim como o ser humano que se agiganta numa sociedade mais justa.

 Cultive uma flor neste tempo quarentena e veja o que ela responderá a você!

 

 

 

Share.

About Author

Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma. Acredita nas palavras bem ditas ou 'benditas', ou seja, bem escritas, que educam, que seduzem pelos significados, pela emoção ao informar sobre a arte da vida que se manifesta nas relações afetivas, na criação artística, nos lugares, na natureza e na energia do Universo.

1 comentário

  1. Mara Silva Lima on

    Amo flores de plantas ! Sou apaixonada por árvores. Todas respondem com beleza ao amor e ao cuidado. Fotos de lindas flores.As dálias são flores da minha infância. Minha vó Mimosa cultivava lindas Dálias.

Leave A Reply

dez − um =