Uma escola modelo em Piraquara

0

escola_joao_paulo_II_231114O paranaense Belmiro Valverde Jobim Castor, não somente sonhou com um mundo melhor, sobretudo colocou em prática o seu sonho. O Centro de Educação João Paulo II, que hoje atende 280 crianças de 3 a 10 anos, com atividades de música, teatro, dança, informática, karatê, artes, entre outras,  é uma organização privada, sem fins lucrativos e sem qualquer conotação religiosa ou política. Foi criado em 2007 e busca proporcionar uma melhor qualidade de ensino para as crianças de baixa renda de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Apesar dos avanços consideráveis da última década, o acesso a uma educação de alta qualidade é um problema para as crianças das camadas mais baixas de renda em nosso país.

102-2-belmiro-valverdeEstudos e pesquisas mostram que, em geral, o modelo de educação pública não tem sido capaz de levar essas crianças de menor condição econômica a ter competências e capacidades intelectuais que as sociedades modernas exigem. Como consequência, elas acabam excluídas das oportunidades oferecidas pelo Brasil, que já é a quarta maior economia mundial.

A idade em que as crianças entram na escola no Brasil é de seis anos, quando deveriam iniciar aos três, e o tempo de permanência diária na escola é de quatro horas em média, enquanto a recomendação é de sete a oito. O baixo índice de educação no local em que a escola se encontra, em Piraquara, é visível, uma vez que a formação acadêmica universitária dos professores é de apenas 33%.

Belmiro Valverde Jobim Castor ( in memorium)

belmiro

Belmiro era PhD em Administração Pública pela University of Southern Califórnia e foi Secretário de Estado do Planejamento e Secretário de Estado da Educação, Diretor Internacional e Diretor Superintendente do Banco Bamerindus do Brasil. Foi também professor do corpo permanente do Doutorado em Administração da PUC-PR, membro da Academia Paranaense de Letras e autor do livro “O Brasil não é para Amadores”. Era casado com Elizabeth Castor, e teve duas filhas e dois netos.

Elizabeth Bettega Castor

elizabeth

Educadora Familiar e empresária. Foi uma das fundadoras do Centro de Educação João Paulo II, é viúva de Belmiro Castor, mãe de Adriana e Carolina e avó de Leonardo e Anna Clara.

A

Share.

About Author

Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma. Acredita nas palavras bem ditas ou 'benditas', ou seja, bem escritas, que educam, que seduzem pelos significados, pela emoção ao informar sobre a arte da vida que se manifesta nas relações afetivas, na criação artística, nos lugares, na natureza e na energia do Universo.

Leave A Reply

dois × um =